segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Aconteceu no CEU: Confecção de Fanzines

Olá, pessoal! Hoje estamos aqui para falar sobre Fanzines. Como eles são, sobre o que eles falam, qual a importância deles, além de mostrar um pouquinho sobre o trabalho da professora de língua portuguesa Marlete com esse gênero.

Alguns fanzines sobre a Bienal do Livro

Nós já tivemos um projeto chamado Os Fanzineiros em nossa escola (clique aqui para saber mais) e a professora Marlete, neste semestre, desenvolveu um projeto com os sétimos anos envolvendo esse gênero.

Os alunos dos sétimos anos escreveram sobre temas bastante variados. Alguns escreveram historinhas, outros músicas infantis, outros sobre a sua família, Copa do mundo de 2014, poemas de amor, bandas, sobre eles mesmos, e também sobre desenhos que passam na televisão. Os fanzines falam sobre vários temas que você pode imaginar e contar, por exemplo: o aluno Simon de Sousa do 7º A fez um fanzine falando sobre um desenho chamado Regular Show (Apenas um Show) - ele falou sobre a série, sobre os episódios censurados, e sobre os personagens secundários. Também a aluna Nicoli R. Silva do 7º A fez um fanzine falando sobre o livro que o autor John Green fez que se chama: Quem é você, Alasca?. Então, deu para entender mais o que é fanzine?

Alguns fanzines das turmas

Confira a entrevista que fizemos com a professora Marlete para descobrirmos mais a respeito deste seu trabalho:

De onde surgiu a ideia de trabalhar com fanzines em sala de aula?
O fanzine é um conteúdo proposto pela SME (Secretaria Municipal de Educação), e está no Caderno de Apoio e Aprendizagem de Língua Portuguesa do 7° ano.

Qual foi o objetivo deste projeto?
O objetivo é ajudar as crianças a desenvolver seu  senso crítico e também sua criatividade, porque o fanzine é um veículo de informação que tem um estilo livre. Cabe quase tudo que o zineiro (é assim que se chama quem faz fanzine) quiser  colocar nele.

Quanto tempo levou para a conclusão deste projeto?
Tivemos um bimestre de trabalho, porque junto com o fanzine trabalhamos o gênero resenha, para compor o fanzine, e esse gênero demanda um tempo de trabalho melhor.

Como foi  a participação dos alunos?
De uma maneira geral, os alunos tiveram um bom envolvimento bem bacana! A maioria deles já tinha um bom conhecimento sobre fanzine porque fizeram um projeto com a professora Cristiane, que trabalhava nessa escola. Alguns alunos também já tinham conhecimento sobre resenha, já que fazem  parte do blog, com a professora Fernanda. O que a gente fez foi compartilhar e sistematizar as coisas que a gente já sabia sobre o assunto . 

Você acha que consegui atingir o seus objetivos?
Infelizmente, não conseguimos alcançar a todos, e tenho tido que aprender a lidar com isso, mas é muito frustrante. Só que é imensamente gratificante ver as produções maravilhosas que foram feitas desde do inicio do projeto até o seu final, e que alguns alunos que, no começo  não queria fazer nada, se inspiravam ao ver as produções dos colegas, e também se esforçavam para fazer seus fanzines e suas resenhas.

Entrevista: Diogo
Fotos: Alexandre
Texto: Diogo, Emilly, Julia e Naya
Revisão: Professora Fernanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...