Relato de prática com o Primeiro ano A
No dia 31 de março, comparecemos na sala da professora Sandra do 1º ano A. A professora nos recebeu muito bem e foi muito simpática. Teve uma oficina sobre o Sítio do Pica-pau Amarelo.
Os alunos durante as oficinas
Na aula, os meninos estavam fazendo foguetes e as meninas ETs e televisões com caixa de leite. Eles se inspiraram no livro As aventuras do Sítio do Pica-pau Amarelo: O Sabugo Inventor. Elas fizeram o corpo do ET com papel e a cabeça com bexiga cheia. Mas os meninos fizeram o foguete com garrafa pet e papelão. Eles mesmos enfeitaram como bem queriam.
"Muito interessante, quero que aconteça mais vezes." (aluna Ágata)"Gostei muito dessa aula! A professora é muito legal." (aluna Tainá)"Gostei muito desta aula. Foi muito divertido fazer o foguete." (aluno Luís)
Os produtos finais
"Quando criança, encantava-me com livros de Lobato, cujas as obras traziam aspectos familiares, infância rural. Em suas obras a fantasia, a imaginação caminham de mãos dadas. Ao falar do Sítio, você eleva sua imaginação ao mundo do faz-de-conta; o cenário retratado nos livros tem a ver com o aconchego da casa da vovó; perceba que naquela época as crianças tinham a avó como referência! A avó era a cuidadora dessas crianças; se for ver, retrata os dias atuais.
Nada como o aconchego da casa dos avós. O cafuné, o leite quentinho no fogão a lenha, a comida fresquinha, as histórias de ninar, as brincadeiras, o balanço feito no pé de laranjeira, as compotas de doce-de-leite, pão caseiro, cheirinho de café, cenário este que mostra a felicidade da vida no campo.
Lendo Lobato em sala de aula quero mostrar que criança tem que ser criança e não adulto em miniatura; que brincar, correr, saltar, imaginar, criar, faz parte do universo infantil e tudo isso você encontra nas obras de Lobato
O livro aborda um tema que hoje representa a fronteira do nosso conhecimento; a busca por vida fora da Terra. O Sabugo Inventor traz também uma mensagem de esperança. É tão bom acreditar em coisas inacreditáveis. E por ousar, ultrapassar fronteiras, que os cientistas, gente como nós, contribuem para que a vida seja mais bela." (relato da professora Sandra Bueno)
A professora Sandra é uma ótima professora: ela se dedica bastante aos alunos, ela tem bastante paciência, e interage muito com as crianças!!
Texto: Natália, Isabelle e Ana Beatriz
Observações: Natália, Agata e Ana Beatriz
Fotos: Isabelle
Revisão: Professora Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário