Desde o início deste ano letivo, o Ensino Fundamental foi dividido em três ciclos graças à reforma do currículo proposta em 2013. Esses ciclos são: Alfabetização (do 1º ao 3º ano), Interdisciplinar (do 4º ao 6º ano) e Autoral (do 7º ao 9º ano).
Como o próprio nome já sugere, o ciclo Autoral tem como pressuposto fazer com que os alunos sejam autores de suas próprias histórias e trabalhem ao longo dos três anos a fim de produzir um Trabalho Colaborativo de Autoria: o tão comentado TCA, que promove uma possível mudança da realidade a partir dos conceitos estudados na escola e uma melhora na convivência em grupo.
Esse tema (o TCA) tem sido debatido com os alunos do ciclo Autoral em nossa escola desde o semestre passado para que entendessem o seu objetivo e começassem a pensar nos problemas que a nossa comunidade/escola enfrenta e em suas possíveis soluções. Esses mesmos alunos, em grupos, também já começaram a pensar nas hipóteses (possíveis causas do problema escolhido pelo grupo) para então investigarem e por fim pensarem em soluções com o apoio de seu respectivo professor orientador.
Vídeo da SME sobre o TCA
Além da escolha do tema, formação do grupo (com pessoas com diferentes tipos de habilidades), escolha do problema, justificativa (o porquê de escolherem a temática) e levantamento de hipóteses, as turmas farão investigações (através de observações, entrevistas, anotações, fotos e/ou vídeos, para confirmar ou não suas hipóteses), pensarão em intervenções para tentar solucionar o problema e apresentarão a proposta à comunidade escolar.
"Eu achei legal porque nós estamos tendo mais chances de expressar nossas opiniões e melhorar a convivência. Nosso grupo escolheu o tema de Moradores de Rua pra passar a visão de como eles moram, como eles convivem, os problemas que enfrentam em nossa comunidade..." (Nicolly e Diego, alunos do 9º ano B)
Ainda tem dúvidas sobre o que é esse tal de TCA? Clique aqui para acessar o Plano de Navegação do Autor publicado pela Secretaria Municipal de Educação!
Texto: Professora Fernanda
Nenhum comentário:
Postar um comentário