Entre as atividades propostas em um de nossos grupos de formação de professores da EMEF (a chamada JEIF), compartilhamos relatos de nossas práticas com os colegas. A Karen, professora de inglês do Ensino Fundamental, nos enviou um de seus relatos de experiência utilizando um jogo lúdico. Confira!
Registro em vídeo com o Primeiro ano A
"A atividade Color Salad é uma adaptação do indoor game Fruit Salad, que está disponível para consulta no site da SME-SP, na guia Banco de Ideias. Indoor Games são jogos lúdicos realizados dentro da sala de aula, em oposição aos Outdoor Games, que são realizados em ambientes fora da sala de aula.
Esta prática foi realizada com uma turma do 1º ano do Ensino Fundamental I. A atividade faz parte de uma sequência didática que partiu da apresentação da cores, da leitura de um livro paradidático que aborda a temática e da pintura dirigida de desenhos. O objetivo do game Color Salad é que os alunos escutem e respondam a palavras específicas, neste caso, as cores em inglês.
Para realizar esta atividade, as cadeiras foram colocadas em círculo, em quantidade correspondente ao número de alunos. A professora ficou de pé no centro e distribuiu para cada dupla ou trio de alunos, recortes em formato de mãos de uma determinada cor. A professora explicou aos alunos que ao ouvirem o comando “change the place the color blue”, por exemplo, todos os alunos que tinham a mão blue, deveriam trocar de lugar com o colega e assim aconteceu com cada cor. Ao ouvirem o comando “color salad”, todos os alunos deveriam levantar e trocar de lugar.
Após algumas rodadas, a professora retirou uma das cadeiras e a criança que ficou de pé saiu da brincadeira e quando a maioria dos participantes deixou o círculo, a brincadeira encerrou.
Esta atividade permite que os alunos aprendam as cores em língua inglesa, num contexto lúdico e significativo. Os alunos se divertem e desenvolvem a prática oral com naturalidade." (Karen, professora de inglês do Ensino Fundamental)
Nenhum comentário:
Postar um comentário