Texto escrito pela professora Fernanda
Você já conhece a história A máquina maluca, da autora Ruth Rocha (disponível na Sala de leitura da nossa unidade)? A história começa quando o professor Batista, um cientista que também é tio do garoto Maneco, inventa uma máquina que faz tudo. Os homens do governo ficam bastante animados com a invenção e colocam a tal máquina para administrar toda a cidade: ela fazia os aviões subirem e descerem, controlava as águas das casas, os elevadores dos prédios, entre muitas outras coisas, e poupava a população de trabalhar. Só que certo dia ela passa a ficar bastante exigente e é aí que começa a confusão!
Esse livro foi lido para todas as turmas de primeiros, segundos e terceiros anos da nossa escola nas aulas de informática, seguido da seguinte proposta: cada uma das crianças deveria usar a criatividade e inventar uma máquina maluca também, mas que fizesse coisas diferentes da do professor Batista!
As crianças utilizaram o software Microsoft Paint para desenhar e para cada faixa etária havia uma habilidade ou conteúdo a ser trabalhado, entre eles a coordenação motora, criatividade, escrita, como usar a ferramenta e como salvar. Como esta foi a primeira atividade que desenvolvi com essas turminhas, aproveitei o momento para fazer observações e avaliá-los quanto a utilização do programa e dos periféricos (como mouse e teclado).
E não é que o resultado ficou bem legal? Confira algumas das invenções logo abaixo!
Invenção do Igor, do primeiro ano A
Invenção do Miguel, do primeiro ano A
Invenção da Arislaine, do primeiro ano B
Invenção do Lucas, do primeiro ano B
Invenção da Camile, do primeiro ano C
Invenção do Kaue, do primeiro ano C
Invenção da Erica, do segundo ano A
Invenção do Leonardo, do segundo ano A
Invenção do Lucas e do Luiz, do segundo ano B
Invenção do Vinicius, do segundo ano B
Invenções do Fernando e da Kelly, do segundo ano C
Invenção do Jonathan e do Leonardo, do segundo ano C
Invenção do Breno, do terceiro ano A
Invenção do Marcus, do terceiro ano A
Invenção do Alysson, do terceiro ano B
Invenção do Victor, do terceiro ano B
O que você achou das obras? Deixe o seu comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário